Curso: Harmonia Funcional
Programa de ensino
Idade Mínima
15 anos
Duração
Depende do módulo ou da turma.
Carga horária
60 minutos aula / semana
Metodologia
O aluno fará uma aula demonstrativa e apartir desse encontro será formatada uma metodologia que atenda as suas necessidades musicais e trabalhe diretamente seus pontos fracos, trazendo resultados mais rápidos para sua prática.
Conteúdo:
Curso Harmonia Funcional
Módulo 1
• Notação Musical
• Compassos Simples
• Intervalos Simples
• Intervalos Compostos
• Inversão de Intervalos
• Qualidade Sonora dos Intervalos
• Armadura de Clave ( Tons maiores e Menores)
• Formação de Acordes (Tríades e Tétrades)
Módulo 2
• Harmonia Tom Maior ( Tríades e Tétrades Diatônicas)
• Clichês Harmônicos Tom Maior
• Acordes de Sexta
• Funções Harmônicas ( Tônica, SubDominante, Dominante)
• Cadências ( Perfeita, Plagal, Autêntica, Deceptiva,Two Five)
• Acorde V7sus4 ( função dominante e subdominante )
• Acordes Invertidos
• Utilização de inversão, Linha de Baixo e Baixo Pedal
• Rearmonização de músicas através dos recursos anteriores.
Módulo 3
• Modos Gregos ( 1 visão - Escalas dos Acordes)
• Notas de Tensão (Acordes do Tom Maior)
• Vocabulário de Acordes para o Piano e Violão
• Dominante Secundário ( Acordes de Preparação)
• Escalas dos Dominantes Secundários ( Mixo 9,13 - Mixo b9,b13)
• Two- Five Secundário
• Rearmonização de Músicas através dos recursos anteriores
Módulo 4
• Harmonia Menor
• Acordes Diminutos ( Função Dominante )
• Acordes Diminutos (Descendente )
• Acordes Diminutos Auxiliares ( Atraso nas resoluções)
• Escalas dos Diminutos (Função Dominante,Descendente e Auxiliar)
• Dominante Substituto ( Acordes de Preparação Cromática)
• Escala Dom Substituto (Lídio b7)
• Two Fives com Dominante Substituto
• Rearmonização com V7sus4 e V7sus4(b9)
• Rearmonização de músicas através dos recursos anteriores
Módulo 5
• Dominantes Extensivos (progressões e escalas )
• Two - Five Extensivos
• Dominante Substituto Extensivo
• Two-five Substituto Extensivo
• Dominantes Disfarçados
• Revisão Escalas de Acordes
• Rearmonização Extensiva
• Revisão módulo IV e V com novas músicas e exercícios.
Módulo 6
• Tom Menor ( Formação das 3 escalas menores )
• Tom Menor ( Acordes Diatônicos das 3 Escalas )
• Vocabulário de Acordes para o Piano e Violão
• Tom Menor ( Funções Harmônicas )
• Tom Menor ( Cadências )
• Acordes de Preparação Tom Menor ( Dom Secundário,Substituto,Two-Fives)
• Modos Gregos (Escala Menor Harmônica e Melódica )
• Notas de Tensão (Acordes da Escala Melódica e Harmônica)
• Rearmonização de músicas através dos recursos anteriores
Módulo 7
• Empréstimo Modal no Tom Maior
• Tabela dos Campos Harmônicos de AEM
• Acordes da Função Subdominante Menor
• Escalas de Improvisação para os AEM
• Aplicação dos Acordes AEM ( bII7M, bIII7M, bV7M, bVI7M, bVII7M)
• Aplicação dos Acordes AEM (Im7, bIIIm7, IVm7, Vm7, bVIIm7,VIIm7)
• Aplicação dos Acordes AEM (I7, II7, bIII7, IV7, bVI7,bVII7, VII7)
• Estruturas Disfarçadas em AEM (X7sus4, Xm6, Xm7(b5),etc)
• Menor Melódica AEM
• Menor Harmônica AEM
• Rearmonização de músicas através dos recursos anteriores
Módulo 8
• Escalas Dominantes (apresentação)
• Escala Mixolidio 9,13 (digitação, acordes, notas de tensão)
• Escala Mixolidio b9,b13 (digitação, acordes, notas de tensão)
• Escala Dom Alterada (digitação, acordes, notas de tensão)
• Escala Dom Diminuto (digitação, acordes, notas de tensão)
• Escala Tons Inteiros (digitação, acordes, notas de tensão)
• Escala Lídio b7 (digitação, acordes, notas de tensão)
• Escala Mixo (9,b13) (digitação, acordes, notas de tensão)
• Aplicação das escalas em músicas (analise melódica)
Módulo 9
• AEM no Tom Menor
• Resoluções Deceptivas dos Dominantes
• Resoluções do Tritono (Diminuto)
• Finais Harmônicos Deceptivos (Clichês)
• Turn Around ( Tom maior e Tom Menor)
• Acordes Hibridos ( conceito, formação e aplicação )
• Rearmonização de músicas através dos recursos anteriores
Módulo 10
• Modulação (Conceito )
• Modulação Direta
• Modulação Indireta
• Modulação Acorde Comum
• Modulação Transicional
• Blues (Forma)
• 12 Bars Blues ( Tom Maior)
• 12 Bars Blues ( Tom Menor)
• Turn Around Blues (rock)
• Blues Jazzistico e Turn Around
Módulo 11
• Harmonia Modal (Escala Maior )
• Campo Harmônico dos Modos da Escala Maior (iônico, dórico, frigio, etc)
• Estudo dos Modos Relativos
• Estudo dos Modos Homônimos
• Notas Características de cada Modo
• Notas de repouso , Tensão e Passagem de cada Modo
• Cadências Modais ( Clichês harmônicos )
• Reharmonização Modal de músicas e composição
Módulo 12
• Harmonia Modal
• (Escala Menor Harmônica )
• Campo Harmônico dos Modos da Escala Menor Harmônica ( menor harmônico, lócrio13 , iônico #5,etc)
• Estudo dos Modos Relativos
• Estudo dos Modos Homônimos
• Notas Características de cada Modo
• Notas de repouso , Tensão e Passagem de cada Modo
• Cadências Modais ( Clichês harmônicos )
• Reharmonização Modal de músicas e composição
Módulo 13
• Harmonia Modal
• (Escala Menor Melódica )
• Campo Harmônico dos Modos da Escala Menor Melódica ( menor melódico, dórico b9 , lidio #5,etc)
• Estudo dos Modos Relativos
• Estudo dos Modos Homônimos
• Notas Características de cada Modo
• Notas de repouso , Tensão e Passagem de cada Modo
• Cadências Modais ( Clichês harmônicos )
• Rearmonização Modal de músicas e composição
HORÁRIO - GRUPOS
SEGUNDA-FEIRA
TERÇA-FEIRA - 14:00, 15:00,16:00,17:00,18:00
QUARTA- FEIRA - 9:00, 10:00, 11:00
QUINTA - FEIRA - 14:00, 15:00,16:00,17:00,18:00
SEXTA - FEIRA
SÁBADO - 9:00, 10:00, 11:00, 13:00,15:00, 16:00
.
PERSONAL INDIVIDUAL - CONFIRMAR DIA E HORÁRIO.
Informações:
Av. Padre Almir Neves Medeiros, 100
Patos de Minas - MG
Fone: (34) 3061 2735
E-mail: contato@institutosantacecilia.com.br
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Harmonia na Teoria Musical
No período histórico compreendido entre fins da Renascença e fins do século XIX, organizou-se e desenvolveu-se o sistema tonal. A harmonia é assim, nesse contexto, a área da Teoria Musical que descreve e normatiza as relações de construção e encadeamento dos acordes dentro do sistema tonal. Essa visão foi claramente exposta em 1884 pelo musicólogo alemão Hugo Riemann ao comentar que "a teoria da harmonia tem por objeto o estudo e a aplicação das leis que regem o encadeamento logicamente racional e tecnicamente correto dos acordes (ressonâncias simultâneas de vários sons de alturas diferentes)". Assim, a harmonia se articula com a organização interna do sistema tonal, que estrutura uma série específica de acordes que formam o denominado campo harmônico, e os hierarquiza num conjunto de relações e funções. Temos por um lado, então, a noção estrutural dos acordes que se baseiam na sobreposição das notas da tonalidade utilizando o intervalo de terça como gerador e, por outro lado, a noção funcional de que cada acorde desempenha uma função específica dentro do sistema tonal.