Curso: Guitarra
PROGRAMA DE ENSINO
Criar condições para que o aluno utilize o conhecimento aprendindo para execução e aplicação dentro do repertório popular e em qualquer estilo como: Jazz, Música Brasileira, Blues, Rock, Fusion, bossa nova, no seu instrumento.
I - OBJETIVO DO CURSO:Pré-Requisito: Nenhum
Modulo 1
- Técnica: estrutura do instrumento
- posições para leitura e digitação
- localização das notas no instrumento e na pauta
- Acordes do Campo Harmônico Maior
- Improvisação I
- Campo Harmônico Maior
- Digitações da escala Maior
- exercícios em arpejos
- Ritmos Americanos: Funk e Rock.
- uso do metrônomo
Estudos: estudos simples poderão ser sugeridos dependendo do nível e evolução dos alunos.
Repertório: Blues Menor e Maior (12 compassos) , temas simples de bossa nova, temas simples de jazz.
Modulo 2
- Técnica: Ritmos Brasileiros: Afoxé, Bossa Nova, Samba, Baião e Chorinho
- Modos Gregos e digitações
- Acordes do Campo Harmônico Maior em Drop 2
- Ritmos Americanos: Swing com Walking Bass.
- Exercícios de dinâmica na digitação
- Improvisação II
- Exercícios para palhetada.
- Estudos em 3/4
- Pentatônicas digitações básicas
Estudos: estudos simples New Book e/ou do livro Bach Sonatas e Partitas For The Violin.
Repertório: 4 standards simples: a escolher do New Real Book, autores sugeridos: Cole Porter, Tom Jobim, Gilberto Gil, Chico Buarque, Charlie Parquer
Solo: Transcrição de solo simples (mínimo 30 compassos)
Modulo 3
-
Técnica: Campo Harmônico Menor Melódico
-
Digitações da escala Menor Melódica
-
Arpejos da escala Menor Melódica
-
Uso da Menor Melódica na Improvisação
-
Exercícios para improvisação
-
Modos da escala Menor Melódica
-
Escalas Pentatônicas e aplicações..
Técnica: Campo Harmônico Menor Melódico
Digitações da escala Menor Melódica
Arpejos da escala Menor Melódica
Uso da Menor Melódica na Improvisação
Exercícios para improvisação
Modos da escala Menor Melódica
Escalas Pentatônicas e aplicações..
Estudos: três estudos a escolher New Book e/ou do livro Bach Sonatas e Partitas For The Violin.
Repertório: standards: 3 peças simples do New Real Book, autores sugeridos: Cole Porter, Tom Jobim, ou Chico Buarque.
Solo: Transcrição de solo simples (mínimo 48 compassos), Miles Davis, Wes Montgomery, Jim Hall, Django Reinhartd ou Charlie Christian.
Modulo 4
-
Técnica: estudo e composição de frases
melódicas para improvisação
-
estudo de sobreposição harmônica
-
análise harmônica de standards do
repertório brasileiro
-
escala menor harmônica e modos
Estudos: três estudos a escolher dentre os do Charlie Parker Omnibook, New Book e/ou do livro Bach Sonatas e Partitas For The Violin.
Repertório: standards: 3 peças do New Real Book, autores sugeridos: Steve Swallow, Charlie Parker, Ray Noble, Tadd Dameron, Edu Lobo e John Coltrane.
Solo: Transcrição de solo (mínimo 48 compassos), Wayne Shorter, JJ Johnson e/ou Pat Metheny.
Modulo 5
-
Técnica: Iniciação na métrica ímpar
-
Análise harmônica de standards do Jazz Moderno
-
Escalas simétricas e aplicações
Estudos: três estudos a escolher dentre os do Charlie Parker Omnibook e New Book.
Repertório: standards: 3 peças do New Real Book, Joe Henderson, Chick Corea, Ivan Lins, Edu Lobo e John Coltrane.
2 - solo: Transcrição de solo (mínimo 52 compassos), Chick Corea, John Coltrane e/ou Pat Metheny.
Modulo 6
-
Técnica: Harmonia em bloco: “Chord Melody”
-
“dimensões do beat”, tocar atrás, na frente
e no centro do tempo.
-
Sistema Tritônico
-
escalas tritônicas e tetratônicas
Estudos: 3 estudos de Nelson Faria
Repertório: standards: 3 peças do New Real Book
Solo: Transcrição de solos inteiros:Arturo Sandoval, Vitor Assis Brasil, Steve Coleman
Performan-se: Aulas demonstrativas onde o grupo tocará exercícios ou apresentará os temas ou as peças sugeridas para as devidas correções e comentários realizados pelo professor .
Aulas expositivas: onde serão abordados diversos aspectos musicais aplicada à guitarra, exposição de vídeos para analise do grupo.
.
HORÁRIO - GRUPOS
SEGUNDA-FEIRA
TERÇA-FEIRA - 14:00, 15:00,16:00,17:00,18:00
QUARTA- FEIRA - 9:00, 10:00, 11:00
QUINTA - FEIRA - 14:00, 15:00,16:00,17:00,18:00
SEXTA - FEIRA
SÁBADO - 9:00, 10:00, 11:00, 13:00,15:00, 16:00
.
PERSONAL INDIVIDUAL - CONFIRMAR DIA E HORÁRIO.
Informações:
Av. Padre Almir Neves Medeiros, 100
Patos de Minas - MG
Fone: (34) 3061 2735
E-mail: contato@institutosantacecilia.com.br
Web Rádio IMASC
O Instituto Santa Cecília criou esta Web Rádio para que Você possa navegar pelo nosso Site curtindo a música que mais gosta, Aproveite!
Click no ìcone
História da Guitarra
O mais popular e versátil instrumento do mundo se originou a partir de um instrumento musical espanhol. A vihuela, como este instrumento era denominado, se originou por meio de dois outros instrumentos mais antigos ainda: o “ud”, com cinco cordas, muito popular no Oriente Médio; e a “cozba”, um instrumento musical romano. O violão ou guitarra clássica, surgiu na Itália, em 1970, e a guitarra elétrica foi uma modificação do próprio violão.
As guitarras elétricas surgiram em 1930. As mesmas geravam um som muito suave e baixo, bem diferente do que conhecemos atualmente. Para ampliar a potência sonora do instrumento, resolveram colocar captadores, que funcionavam como microfones. Isso gerou um pequeno problema, pois os mesmos faziam os bojos das guitarras vibrarem, provocando a famosa alteração sonora chamada “feedback”. Para solucionar esse problema, o famoso Les Paul inventou o corpo maciço da guitarra, o que deixou o instrumento na forma como conhecemos hoje em dia.
A empresa Rickenbacker começou a fabricar as primeiras guitarras em 1931. O primeiro modelo de guitarra elétrica a ser comercializado foi a “Electro Spanish”. Contudo, o principal responsável pela produção em massa e popularização do instrumento foi Leo Fender, criador da mais tradicional fabricante de guitarras que leva seu sobrenome. A Fender também desenvolveu a mais lendária das guitarra, na opinião de muitos: Fender Stratocaster.
A guitarra se popularizou após a Segunda Guerra Mundial, nos anos 50 e 60, período em que ganhou enorme espaço no mundo da música. Hoje em dia, estima-se que existam cerca de 50 milhões de guitarristas em todo o mundo.