Curso: Guitarra

PROGRAMA DE ENSINO

I - OBJETIVO DO CURSO: Criar condições para que o aluno utilize o conhecimento aprendindo para execução e aplicação dentro do repertório popular e em qualquer estilo como: Jazz, Música Brasileira, Blues, Rock, Fusion, bossa nova, no seu instrumento.

Pré-Requisito: Nenhum

Modulo 1

  • Técnica: estrutura do instrumento
  • posições para leitura e digitação
  • localização das notas no instrumento e na pauta
  • Acordes do Campo Harmônico Maior
  • Improvisação I
  • Campo Harmônico Maior
  • Digitações da escala Maior
  • exercícios em arpejos
  • Ritmos Americanos: Funk e Rock.
  • uso do metrônomo

Estudos: estudos simples poderão ser sugeridos dependendo do nível e evolução dos alunos.

Repertório: Blues Menor e Maior (12 compassos) , temas simples de bossa nova, temas simples de jazz.

Modulo 2

  • Técnica: Ritmos Brasileiros: Afoxé, Bossa Nova, Samba, Baião e Chorinho
  • Modos Gregos e digitações
  • Acordes do Campo Harmônico Maior em Drop 2
  • Ritmos Americanos: Swing com Walking Bass.
  • Exercícios de dinâmica na digitação
  • Improvisação II
  • Exercícios para palhetada.
  • Estudos em 3/4
  • Pentatônicas digitações básicas

Estudos: estudos simples New Book e/ou do livro Bach Sonatas e Partitas For The Violin.

Repertório: 4 standards simples: a escolher do New Real Book, autores sugeridos: Cole Porter, Tom Jobim, Gilberto Gil, Chico Buarque, Charlie Parquer
Solo:  Transcrição de solo simples (mínimo 30 compassos)

Modulo 3

  • Técnica: Campo Harmônico Menor Melódico

  • Digitações da escala Menor Melódica

  • Arpejos da escala Menor Melódica

  • Uso da Menor Melódica na Improvisação

  • Exercícios para improvisação

  • Modos da escala Menor Melódica

  • Escalas Pentatônicas e aplicações..

Estudos: três estudos a escolher New Book e/ou do livro Bach Sonatas e Partitas For The Violin.

Repertório: standards: 3 peças simples do New Real Book, autores sugeridos: Cole Porter, Tom Jobim, ou Chico Buarque.

Solo: Transcrição de solo simples (mínimo 48 compassos), Miles Davis, Wes Montgomery, Jim Hall, Django Reinhartd ou Charlie Christian.

Modulo 4

  • Técnica: estudo e composição de frases

     melódicas para improvisação

  • estudo de sobreposição harmônica

  • análise harmônica de standards do

    repertório brasileiro

  • escala menor harmônica e modos

Estudos: três estudos a escolher dentre os do Charlie Parker Omnibook, New Book e/ou do livro Bach Sonatas e Partitas For The Violin.

Repertório: standards: 3 peças do New Real Book, autores sugeridos: Steve Swallow, Charlie Parker, Ray Noble, Tadd Dameron, Edu Lobo e John Coltrane.
Solo: Transcrição de solo (mínimo 48 compassos), Wayne Shorter, JJ Johnson e/ou Pat Metheny.

Modulo 5

  • Técnica: Iniciação na métrica ímpar

  • Análise harmônica de standards do Jazz Moderno

  • Escalas simétricas e aplicações

Estudos: três estudos a escolher dentre os do Charlie Parker Omnibook e New Book.

Repertório: standards: 3 peças do New Real Book, Joe Henderson, Chick Corea, Ivan Lins, Edu Lobo e John Coltrane.
2 - solo: Transcrição de solo (mínimo 52 compassos), Chick Corea, John Coltrane e/ou Pat Metheny.

Modulo 6

  • Técnica: Harmonia em bloco: “Chord Melody”

  • “dimensões do beat”, tocar atrás, na frente

    e no centro do tempo.

  • Sistema Tritônico

  • escalas tritônicas e tetratônicas

Estudos: 3 estudos de Nelson Faria

Repertório: standards: 3 peças do New Real Book
Solo:   Transcrição de solos inteiros:Arturo Sandoval, Vitor Assis Brasil, Steve Coleman

Performan-se: Aulas demonstrativas onde o grupo tocará exercícios ou apresentará os temas ou as peças sugeridas para as devidas correções e comentários realizados pelo professor .

Aulas expositivas: onde serão abordados diversos aspectos musicais aplicada à guitarra, exposição de vídeos para analise do grupo.

.

HORÁRIO - GRUPOS

SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA -   14:00, 15:00,16:00,17:00,18:00

QUARTA- FEIRA -   9:00, 10:00, 11:00

QUINTA - FEIRA - 14:00, 15:00,16:00,17:00,18:00

SEXTA - FEIRA

SÁBADO - 9:00, 10:00, 11:00, 13:00,15:00, 16:00

.

PERSONAL INDIVIDUAL - CONFIRMAR DIA E HORÁRIO.

 Informações:

Av. Padre Almir Neves Medeiros, 100
Patos de Minas - MG
Fone: (34) 3061 2735
E-mail: contato@institutosantacecilia.com.br

 

 


Web Rádio IMASC

O Instituto Santa Cecília criou esta Web Rádio para que Você possa navegar pelo nosso Site curtindo a música que mais gosta, Aproveite!

Click no ìcone

 


Indique este Site!


 

História da Guitarra

Guitarra

O mais popular e versátil instrumento do mundo se originou a partir de um instrumento musical espanhol. A vihuela, como este instrumento era denominado, se originou por meio de dois outros instrumentos mais antigos ainda: o “ud”, com cinco cordas, muito popular no Oriente Médio; e a “cozba”, um instrumento musical romano. O violão ou guitarra clássica, surgiu na Itália, em 1970, e a guitarra elétrica foi uma modificação do próprio violão.

As guitarras elétricas surgiram em 1930. As mesmas geravam um som muito suave e baixo, bem diferente do que conhecemos atualmente. Para ampliar a potência sonora do instrumento, resolveram colocar captadores, que funcionavam como microfones. Isso gerou um pequeno problema, pois os mesmos faziam os bojos das guitarras vibrarem, provocando a famosa alteração sonora chamada “feedback”. Para solucionar esse problema, o famoso Les Paul inventou o corpo maciço da guitarra, o que deixou o instrumento na forma como conhecemos hoje em dia.

A empresa Rickenbacker começou a fabricar as primeiras guitarras em 1931. O primeiro modelo de guitarra elétrica a ser comercializado foi a “Electro Spanish”. Contudo, o principal responsável pela produção em massa e popularização do instrumento foi Leo Fender, criador da mais tradicional fabricante de guitarras que leva seu sobrenome. A Fender também desenvolveu a mais lendária das guitarra, na opinião de muitos: Fender Stratocaster.

A guitarra se popularizou após a Segunda Guerra Mundial, nos anos 50 e 60, período em que ganhou enorme espaço no mundo da música. Hoje em dia, estima-se que existam cerca de 50 milhões de guitarristas em todo o mundo.