Curso: Canto
Conteúdo do programa de Canto
Idade Mínima
9 anos
Duração
12 meses
Carga horária
60 minutos aula / semana
Metodologia
O aluno fará uma aula demonstrativa e apartir desse encontro será formatada uma metodologia que atenda as suas necessidades musicais e trabalhe diretamente seus pontos fracos, trazendo resultados mais rápidos para sua prática.
Conteúdo:
- Postura
- Fisiologia da voz
- Estudo de repertório
- Postura de palco e desenvoltura corporal
- Preparação de voz para atores
- Prática de vocalização (abertura de vozes)
- Prática de canto popular
- Leitura da Clave de Sol
- Escrita Musical
- Cifras
- Respirações tipos e aplicações
- Higiene Vocal
- Dicção
- Respiração diafragmática
- Resistência Vocal
- Aparelho fonador
- Afinação
- Impostação
- Arpejos de três e quatro graus
- Portamento
- Stacatto e Legatto
- Drive e vocal gutural
- Escalas Maiores, Menores
- Cantando por frases musicais
- Técnicas de aquecimento
- Técnicas de alongamento
- Expressão vocal e corporal
- Técnicas de microfone
- Técnicas de estúdio
- Playback
- Interpretação dentro da música
HORÁRIO - GRUPOS
SEGUNDA-FEIRA
TERÇA-FEIRA - 10:00, 13:00, 18:00
QUARTA- FEIRA
QUINTA - FEIRA - 10:00, 13:00, 18:00
SEXTA - FEIRA
SÁBADO - 10:00
PERSONAL INDIVIDUAL - CONFIRMAR DIA E HORÁRIO.
Informações:
Av. Padre Almir Neves Medeiros, 100
Patos de Minas - MG
Fone: (34) 3061 2735
E-mail: contato@institutosantacecilia.com.br
Patos de Minas - MG
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História do Canto
Por uma questão de curiosidade, antes de falar de técnicas de canto, achei interessante falar do surgimento da voz cantada mesmo que por uma construção teórica. Isso porque se confunde com o surgimento da música melódica, antes de qualquer instrumento, a voz, é a que carregamos desde o nosso nascimento.
O ritmo é o primeiro elemento musical a estimular o homem. Em qualquer tarefa ritmada, até nos dias de hoje, temos a noção de tempo e compasso, como por exemplo, chamar uma música de “bate estaca”. Correr, cavalgar, martelar, sempre nos dá uma cadência rítmica. Daí surge à relação entre sons tribais associados a batuques e gritos.
A emoção tem um papel importante no desenvolvimento do canto. A voz sempre foi um dos maiores reflexos da emoção humana e transparece todos os nossos sentimentos. Não é à toa que o detector de mentiras se espelha na voz. Em nossas exaltações, de qualquer sentimento, deixamos “escapar” sons e por meio dessas exclamações evoluímos para melodias.
Podemos dizer então que a fonação, produção dos sons vocais, passou pelas seguintes etapas:
· Onomatopéica;
· Reflexo-emotiva;
· Articulada simples;
· Articulada composta.
Os gritos evoluíram até chegar a uma melodia propriamente dita. As tribos primitivas passam a cantar seus “cantos mágicos”. Eles passavam de geração em geração para se pedir chuva,para domar animais ferozes, para ter filhos homens e outra série de coisas que são ilustradas hoje nos filmes.