Curso: Bateria
Conteúdo do programa de Bateria
Idade Mínima
5 anos
Duração
12 meses
Carga horária
60 minutos aula / semana
Metodologia
O aluno fará uma aula demonstrativa e a partir desse encontro será formatada uma metodologia que atenda as suas necessidades musicais e trabalhe diretamente seus pontos fracos, trazendo resultados mais rápidos para sua prática.
- Postura
- Leitura Musical
- Psicometria
- Técnica de mãos
- Técnica de pés
- Ritmos brasileiros
- Ritmos de rock
- Diversas variações
- Afinação
- Prática com o click
- Prática em banda
- Repertório Variado
- Estudos de bumbo
- Abertura de chimbal
- Ritmos diversos - rock, baião, frevo, funk, pop, blues, shuffles, disco, reggae, bossa-nova, samba
- Gravação de grooves em ambiente de estúdio
- Leitura rítmica com metrônomo
- Independência na condução da mão direita
- Conceitos sobre afinação de bateria
- Desenvolvimento de dinâmica e interpretação
- Coordenação inicial
- Rudimentos - Rebote, Acentuada, Single strokes, Double strokes, Paradiddles, Flams, Drags
- Improvisação e viradas através de bases pré gravadas
- Estudos de notas fantasmas
- Estudo de tercina
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HORÁRIO - Individual
SEGUNDA-FEIRA
TERÇA-FEIRA - 14:00, 15:00, 16:00, 17:00
QUARTA- FEIRA
QUINTA - FEIRA
SEXTA - FEIRA
SÁBADO - 9:00, 10:00, 11:00, 13:00, 14:00, 15:00, 16:00
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Informações:
Av. Padre Almir Neves Medeiros, 100
Patos de Minas - MG
Fone: (34) 3061 2735
E-mail: contato@institutosantacecilia.com.br
Bateria
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História da Bateria
Bateria é um conjunto de tambores e pratos destinados à produção musical rítmica. Os tambores são, provavelmente, os instrumentos mais antigos da humanidade, tendo-se vestígios de seu uso na Pré-história, mais precisamente no período Neolítico.
Os antigos tambores baseavam-se em pedaços de tronco de árvore oco, cobertos nas bordas com a pele de algum réptil ou couro de peixe, e estavam presente em diversas atividades festivas e religiosas das mais antigas civilizações.
No século XX, as baterias (conjunto de tambores) se tornaram famosas pela sua utilização em bandas militares e orquestras. Nessa época, cada pessoa tocava uma coisa de cada vez: um tocava o bumbo; outro tocava a caixa; e uma terceira pessoa tocava os pratos, os blocos de madeira e fazia os efeitos sonoros.
A partir do desenvolvimento do pedal, por William F. Ludwig, em 1910, foi possível atribuir a uma só pessoa, muitas funções que antes eram atribuídas a diversas. Com a invenção dos suportes para as caixas e tambores, surgiu a idéia de acoplar tudo em um só instrumento, originando a bateria como como conhecemos atualmente ou “trap set”, como foi denominada na época.